segunda-feira, 29 de junho de 2020

Vereador Chrystian Coser Autor da Lei Ficha Limpa Municipal.

Diante da atual situação em que se encontra o cenário da política brasileira, o vereador Chrystian Coser Presidente da Câmara Municipal de Quatiguá é responsável pela criação da Lei Nº 2.384/2019 que criou o Ficha Limpa Municipal.

Lei que foi aprovada e sancionada em novembro de 2019 que Instituiu a “Ficha Limpa Municipal” na nomeação de servidores em cargos comissionados no âmbito do Poder Executivo e do Poder Legislativo de Quatiguá, a Lei tem como prorrogativa Vedar de ocupar cargos de provimento em comissão no âmbito da administração municipal os condenados por improbidade administrativa, e configurem hipóteses de inelegibilidade, que foi um grande passo para o município em relação ao combate a corrupção.
Em maio de 2020 a Lei Ficha Limpa Municipal teve uma importante alteração em seu texto, que além de vedar nomeação em cargos comissionados no âmbito municipal, nos poderes executivo e legislativo de condenados por improbidade administrativa, a Lei Ficha Limpa Municipal é acrescida com o seguinte texto: Fica vedada, ainda, a nomeação, para cargos de provimento em comissão no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo e do Poder Legislativo, ou exercer funções de Secretários Municipais aqueles que tenham sido condenadas pelas Leis Federais nº. 11.340, de 07 de agosto de 2006 os condenados por violência a mulher (Lei da Maria da Penha) ou 9.605/1998 (Lei de Maus Tratos aos Animais).

Na opinião do autor dos projetos o presidente da Câmara Municipal vereador Chrystian Coser, o Ficha Limpa Municipal deverá ser uma ferramenta que além de coibir a corrupção, vai ajudar no combate a violência contra a mulher e o mau trato aos animais, este tipo de violência tem ocorrido em escala crescente, e não podemos permitir e nos omitir de providencias que possam reprimir tais práticas, o município conta hoje com uma lei que vai ajudar no combate a crimes.

Impedir o acesso de agressores no serviço público é uma “resposta à sociedade”, os cargos em comissão e as funções gratificadas são destinadas aqueles que, de alguma maneira, fruem da confiança do agente político, eleito pelo povo. O povo confiou no agente eletivo, que se submeteu à Lei da Ficha Limpa, significando dizer que somente são dignos dessa confiança aqueles que não incorrem nas hipóteses da referida legislação. “Aquele que será nomeado, também devem ostentar esta mesma condição, sob pena de romper-se o vínculo republicano entre o eleitor e o agente eleito”, defende o vereador.

De acordo com a lei, caberá aos servidores comprovarem no momento da nomeação que não há condenação na Justiça contra eles. A informação deverá ser confirmada uma vez por ano pelo servidor, que deverá apresentar os documentos necessários a cada mês de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Militar do Paraná 166 Anos!

A Polícia Militar do Paraná está comemorando 166 anos. Parabéns aos profissionais que construíram uma história digna e honrada. Muito sucess...